Como as cores influenciam na compra em lojas virtuais?
Comportamento | 28 de junho de 2022
Um artigo cientifico publicado recentemente pelo Jornal Of Interactive Marketing discute a influência das cores, preços, percepção de valor e intenção de compras nas lojas virtuais.
O artigo aborda questões como: porque os consumidores acham que vale mais a pena comprar uma calça de R$ 150,00 reais em uma loja virtual com fundo preto, do que comprar uma calça semelhante de R$ 120,00 em uma loja virtual com fundo azul?
Se você pensou que o consumidor iria comprar a calça de R$ 120,00 por estar mais barato, você errou. O ser humano não é tão racional assim, e a mudança do ambiente (nesse caso a cor de fundo da loja virtual) pode mudar a percepção de valor de um produto.
O artigo aborda questões como: porque os consumidores acham que vale mais a pena comprar uma calça de R$ 150,00 reais em uma loja virtual com fundo preto, do que comprar uma calça semelhante de R$ 120,00 em uma loja virtual com fundo azul?
Se você pensou que o consumidor iria comprar a calça de R$ 120,00 por estar mais barato, você errou. O ser humano não é tão racional assim, e a mudança do ambiente (nesse caso a cor de fundo da loja virtual) pode mudar a percepção de valor de um produto.
Então, voltando para o artigo, o que ficou constatado?
Quais são os resultados?
1º as pessoas tendem a se importar menos com aumento de preços em lojas cujo fundo seja azul ou mais escuro.
Por outro lado, eles são mais sensíveis a preços em lojas que utilizam muito vermelho ou fundos claros. Ou seja, isso significa que será mais difícil para você vender com preços mais elevados caso seu site tenha fundo branco ou se você utiliza muito vermelho.
Quais são os resultados?
1º as pessoas tendem a se importar menos com aumento de preços em lojas cujo fundo seja azul ou mais escuro.
Por outro lado, eles são mais sensíveis a preços em lojas que utilizam muito vermelho ou fundos claros. Ou seja, isso significa que será mais difícil para você vender com preços mais elevados caso seu site tenha fundo branco ou se você utiliza muito vermelho.
2º as pessoas costumam relacionar preços altos com qualidade em sites com fundo azul. Em sites com fundo vermelho, o preço alto é relacionado com maior sacrifício monetário.
Resumindo, uma pessoa que entra em um site predominantemente azul e ver um produto com preço alto, provavelmente ira pensar: “ISSO AQUI TEM BOA QUALIDADE!”.
Se a mesma pessoa entra em um site com muito vermelho e vê o mesmo produto, com o mesmo preço, há mais chances dele pensar: “QUE PRODUTO CARO! ISSO NÃO VALE A PENA!” do que pensar que a qualidade é melhor.
Resumindo, uma pessoa que entra em um site predominantemente azul e ver um produto com preço alto, provavelmente ira pensar: “ISSO AQUI TEM BOA QUALIDADE!”.
Se a mesma pessoa entra em um site com muito vermelho e vê o mesmo produto, com o mesmo preço, há mais chances dele pensar: “QUE PRODUTO CARO! ISSO NÃO VALE A PENA!” do que pensar que a qualidade é melhor.
Se você quer que seus clientes percebam a alta qualidade no seu produto, talvez seja melhor você utilizar mais cores azuis e cores escuras no seu site.
3º Agora vamos mais além: juntar fundo escuro (percepção de alta qualidade) e preço baixo, não fará que o cliente queira comprar mais.
É melhor as empresas focarem em se apresentarem como de alta qualidade ou como de preço baixo.
Com esses resultados é possível repensar o posicionamento e as estratégias no mundo virtual.
Talvez uma mudança de cor no seu site, pode ser a solução dos seus problemas e fazer com que as suas vendas sejam melhores.
3º Agora vamos mais além: juntar fundo escuro (percepção de alta qualidade) e preço baixo, não fará que o cliente queira comprar mais.
É melhor as empresas focarem em se apresentarem como de alta qualidade ou como de preço baixo.
Com esses resultados é possível repensar o posicionamento e as estratégias no mundo virtual.
Talvez uma mudança de cor no seu site, pode ser a solução dos seus problemas e fazer com que as suas vendas sejam melhores.
Referência: https://www.mundodomarketing.com.br/